Em cinco anos, número de Lawtechs brasileiras dobrou | Blog Banco Fiscal

29, Janeiro de 2020

Thiago Castro Vargas

Thiago Castro Vargas

Em cinco anos, número de Lawtechs brasileiras dobrou

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de lawtechs — startups com propósito jurídico — dobrou no últimos cinco anos. Ao fim de 2019, contabilizou-se 84 empresas do gênero no país; em 2015, eram apenas 42.

O dado é importante, pois aponta para um cenário de transformação tecnológica do Direito, área que é costumeiramente resistente a mudanças. Representa, além disso, perspectivas mais otimistas quanto ao futuro da atividade jurídica no Brasil, que tanto sofre com a burocracia e a complexidade impostas pela legislação. 

Pelo trabalho das lawtechs, o objetivo é justamente simplificar o sistema, gerando mais tempo aos advogados para que executem o que é essencial de suas profissões: a construção de teses, argumentos e estratégias. 

E as iniciativas para isso são diversas. Na esfera contenciosa, por exemplo, permitiu-se o acesso ao histórico de ações acerca de um determinado tema, o que garante mais assertividade na construção de teses. Já na área consultiva, as lawtechs proporcionaram uma maior praticidade na elaboração e alteração de contratos, gerando mais agilidade aos processos. Ainda, há empresas de tecnologia jurídica voltadas especificamente para lidar com defesa do consumidor, cálculos judiciais, processos trabalhistas, previdenciários e tributários, bem como aquelas que criam ferramentas para auxiliar a execução de rotinas em escritórios de advocacia. 

Dentre os recursos utilizados pelas lawtechs, certamente a inteligência artificial se destaca. Mesmo que ainda recente no Brasil, essa tecnologia tem permitido que processos sejam padronizados e automatizados, tornando-os mais seguros e eficientes. 

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.