Carf abre precedente para a isenção do IPI na área da saúde | Blog Banco Fiscal

06, Fevereiro de 2020

Thiago Castro Vargas

Thiago Castro Vargas

Carf abre precedente para a isenção do IPI na área da saúde

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) abriu importante precedente ao reconhecer a isenção do IPI na importação de equipamento médico-hospitalar pela Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand. A decisão foi tomada de forma unânime na semana passada. 

O posicionamento do órgão vai de encontro ao entendimento da Receita Federal, que afirma que a sociedade de assistência médica não apresentou uma declaração do Ministério da Saúde, necessária para o reconhecimento de que a entidade presta serviços beneficentes sem fins lucrativos.

À época do caso, em 2004, as regras aduaneiras consideravam a declaração do Ministério como uma das condições para a isenção do IPI. Sem o documento, a entidade assinou um Termo de Responsabilidade, se comprometendo a apresentar a declaração em um prazo de 90 dias.

Após o término do período, a sociedade de assistência médica não apresentou o documento solicitado e foi autuada pela Receita Federal. A entidade, então, apresentou um recurso no Carf para que a isenção de IPI fosse reconhecida.

O entendimento do Conselho foi favorável à argumentação da defesa, que alega que fazer a análise e comunicar à administração aduaneira se a entidade tem ou não direito à isenção é competência do Ministério da Saúde. O relator do processo considera que a Declaração de Importação foi feita de maneira adequada, tendo pleiteado a isenção do IPI e que nenhuma outra obrigação lhe é imputada por lei.

No entanto, a Fazenda Nacional ainda pode recorrer da decisão. Segundo os tributaristas, o caso pode abrir precedentes para que outras entidades da área da saúde busquem a isenção do IPI.

Confira o processo na íntegra.

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.