Créditos de PIS/COFINS sobre insumos isentos podem ser aproveitados, diz STJ | Blog Banco Fiscal

05, Março de 2020

Thiago Castro Vargas

Thiago Castro Vargas

Créditos de PIS/COFINS sobre insumos isentos podem ser aproveitados, diz STJ

Em julgamento que ocorreu na terça-feira (03 de março), a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu que uma empresa da Zona Franca de Manaus pudesse tomar créditos de PIS e COFINS na aquisição de insumos isentos comercializados por fornecedores fora da área de livre comércio. Desde a promulgação da Lei 10.996/2004 —  que estabeleceu alíquota zero nas vendas às empresas da região —  essa é a primeira vez que a Corte examina a matéria. 

O processo em questão é o REsp 1259343/AM, aberto pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) contra uma empresa do ramo de alimentos prontos. Nele, a companhia afirma não encontrar fornecedores para a maioria dos insumos de que necessita dentro dos limites da Zona Franca, e solicita que, por tal motivo, suas compras externas garantam a tomada de crédito das duas contribuições. 

Para a PGFN, no entanto, esse direito não é devido. Seguindo o entendimento que prevalece desde a norma de 2004, o Órgão acredita que por não ocorrer um efetivo pagamento de tributos na aquisição de itens oriundos de outras regiões, diante da aplicação da alíquota zero sobre as vendas à Zona Franca, não há como justificar o aproveitamento dos créditos.

Ao ver de uma das ministras que analisou o caso, porém, “a Zona Franca de Manaus não é território nacional para efeitos tributários, e isso faz com que os créditos sejam devidos”. A magistrada ainda afirmou que o direito aos créditos de PIS e COFINS sobre a aquisição de insumos isentos não se vincula à tributação em etapa anterior da cadeia produtiva, posto que as vendas às empresas situadas na área de livre comércio brasileiro se comparam a exportações. 

Por base para seu entendimento, a ministra adotou as definições da Lei 10.883/2003, que proíbe os créditos somente quanto os bens e serviços adquiridos de fornecedores externos são revendidos ou utilizados em produtos sujeitos à alíquota zero, isentos ou não tributados. 

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.