Softwares de gestão tributária: como eles contribuem para as empresas | Blog Banco Fiscal

01, Abril de 2020

Ingridy Oliveira

Ingridy Oliveira

Softwares de gestão tributária: como eles contribuem para as empresas

Dentre os desafios enfrentados diariamente pelas empresas, aqueles relacionados à tributação costumam ser os mais árduos. E quando se trata do contexto brasileiro, onde impera uma legislação fiscal complexa, inconstante e rígida, a tarefa de administrar obrigações tributárias pode representar um peso muito maior aos negócios. 

Imagine ter que lidar com um volume absurdo de mudanças diárias nas leis e tentar manter a conformidade — é simplesmente impossível. Por mais que se desdobre e se empenhe, um contador, um empresário, não tem recursos para, por si só, dar conta da avalanche que recai sobre ele dia após dia. 

Nesse cenário, a ideia de contar com a tecnologia para otimizar o trabalho fiscal se torna não apenas atraente, mas sim uma verdadeira necessidade às empresas. Assim, aumenta cada vez mais o interesse e a procura por softwares de gestão tributária e soluções similares. 

Mas será que sistemas tecnológicos são realmente capazes de oferecer mais eficiência aos processos fiscais de um negócio? Se sim, como eles fazem isso? Qual é, de fato, a importância de uma tecnologia como essa em uma empresa? Que melhorias eles podem oferecer? 

SOFTWARES DE GESTÃO TRIBUTÁRIA

Softwares de gestão, no geral, são programas que buscam trazer mais autonomia à uma determinada atividade corporativa, bem como promover uma maior integração entre diversas áreas da empresa. 

Sistemas de gestão financeira, por exemplo, tem por objetivo permitir um melhor controle dos recursos na empresa, rastreando, para isso, todas as operações efetuadas pela organização. Entradas, saídas, contas a pagar e receber, tudo isso é registrado, fazendo com que seja mais fácil identificar quaisquer problemas no caixa do negócio. 

No caso dos softwares de gestão tributárias, a principal mudança diz respeito ao foco. As informações que terão relevância para esse tipo de sistema são aquelas relacionadas diretamente com a esfera fiscal. Códigos de produtos, NCMs, alíquotas e regras tributárias são exemplos do que irá compor a base de dados do programa. A partir deles, o software trará luz a uma série de questões, como itens que estão sendo tributados incorretamente e  declarações que foram enviadas com equívocos ao Fisco, por exemplo.

AS VANTAGENS QUE OFERECEM

Mas o que um software de gestão fiscal oferece não acaba por aí.

Ao automatizar processos, por exemplo, esses sistemas eliminam o velho método de controle por planilhas, poupando tempo e mitigando erros. Com uma taxa de erros tributários menor, a empresa ganha mais segurança, fugindo do risco de sofrer autuações por parte do Fisco e ter seu faturamento comprometido. E tendo autonomia para identificar se pagou mais impostos do que deveria, a companhia ainda pode impactar o seu caixa de maneira positiva, solicitando a restituição ou a compensação dos valores acumulados. 

Além disso, por possibilitar uma visão mais ampla das práticas tributárias de uma empresa, softwares de gestão fiscal oferecem aos tomadores de decisão uma perspectiva mais real das necessidades do negócio. É possível descobrir quais gargalos operacionais têm prejudicado o empreendimento, quais procedimentos precisam ser corrigidos ou eliminados. Desenvolver um planejamento estratégico também se torna mais fácil, vez que é possível enxergar a evolução do negócio com maior clareza.

JUSTIFICATIVAS PARA O INVESTIMENTO

Diante disso, os motivos para se investir em um sistema tecnológico de gestão tributária são muitos. 

Se você busca ter processos mais independentes, ganhar mais tempo para se dedicar a outras tarefas e ter mais eficiência em sua administração fiscal, certamente o investimento em um software de gestão tributária é uma ótima alternativa. Ou se você procura um maior controle sobre seu cadastro de produtos, para adotar uma precificação assertiva e obter uma margem de lucro maior, implementar esse tipo de sistema também pode ser ótimo para sua empresa. 

Mas vale saber que essa é uma decisão muito importante e que exige bastante planejamento e análise. Portanto, ao enxergar a necessidade ou a relevância de se adotar uma tecnologia como essa, é preciso estar preparado para se dedicar à uma forte pesquisa de mercado, pois hoje existem vários modelos de softwares de gestão tributária disponíveis e é imprescindível encontrar o que melhor se adapte às suas demandas. 

O BANCO FISCAL

Especialista no meio tributário, o Banco Fiscal oferece diversas soluções fiscais  tecnológicas às empresas, inclusive no que compete a implementação de softwares de gestão. Seja para contar com nosso suporte e orientação na hora de escolher um sistema para o seu negócio, ou para conhecer as ferramentas de que dispomos, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição!

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.