
14, Abril de 2020
Softwares de Compliance Fiscal: conheça as vantagens de se ter um
Considerando que a área fiscal possui um número gigantesco de leis e normas, que inclusive são alteradas quase diariamente, é uma tarefa muito complicada para o empresário ter de cuidar dessa parte da empresa. Nesse ponto, o compliance fiscal surge como um grande aliado na hora de gerir o negócio.
Nesse sentido, existem diversos softwares que podem ajudar as empresas a estruturar melhor as suas responsabilidades fiscais. Os empresários podem contar com eles para aprimorar o controle que têm sobre os seus documentos, prazos e atividades.
Esses softwares costumam ser desenvolvidos e adaptados de acordo com as empresas, prezando sempre pela qualidade das informações fiscais adicionadas a ele. Os grandes sistemas também permitem a estruturação e centralização das informações, com relatórios práticos e atualizados sobre os dados tributários de cada negócio.
Melhor controle
Com um sistema que propicie o compliance fiscal, é possível manter um controle mais atento a todas as obrigações de uma empresa. Sem a realização de um acompanhamento manual, minimiza-se muito o índice de falhas — sejam elas causadas por desatenção ou qualquer outro motivo — , o que reduz as chances de calcular o ICMS de maneira errada, de aplicar o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) inadequado, e de efetuar uma declaração tributária indevida, por exemplo.
Essas atividades estão presentes em uma grande quantidade de processos no dia a dia das empresas, qualquer erro na execução delas pode gerar um prejuízo muito grande. Com um software de compliance fiscal, o controle das obrigações é centralizado e permite ao responsável manter as atividades funcionando corretamente, corrigindo eventuais erros apontados pelo sistema.
Prazos e Datas
Além da atenção redobrada quanto aos erros, com os sistemas de compliance fiscal é possível também fiscalizar as datas de entrega das diferentes obrigações, acessórias ou não, de uma empresa.
É de extrema importância para o empresário que as contas ao Fisco sejam apresentadas em dia. Monitorar e mapear as datas permite também saber quais documentos e informações são necessárias em um prazo menor, possibilitando que seja feito um melhor planejamento e controle.
Organização
Os inúmeros arquivos que as empresas possuem costumam atrapalhar e dificultar as entregas para o Fisco. Não é fácil manter o planejamento em dia quando a organização dos documentos está confusa. Um dos principais pontos do compliance fiscal é justamente a otimização dos arquivos, se propondo a ajudar a organizá-los da melhor forma para a empresa. Com a centralização de informações nos softwares, o acesso a elas fica bem mais facilitado, evitando perdas e atrasos ocasionados pela dificuldade em encontrar o que é necessário.
Operando com Compliance Fiscal
Para começar a operar com softwares de compliance fiscal, é importante sempre buscar consultoria especializada antes de contratar algum. Se você tem interesse em saber mais sobre esses sistemas e sobre como eles podem ajudar a sua empresa, conte com o Banco Fiscal para ajudar toda a área tributária da sua empresa — possuímos um grande banco de regras fiscais para proporcionar um compliance fiscal mais rigoroso e efetivo.
Entre em contato conosco!
