TJ-SP suspende liminares que permitiam adiar o pagamento de tributos | Blog Banco Fiscal

16, Abril de 2020

Thiago Castro Vargas

Thiago Castro Vargas

TJ-SP suspende liminares que permitiam adiar o pagamento de tributos

Cinco liminares foram suspensas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Elas foram concedidas em primeira instância e permitiam o adiamento do pagamento do ICMS e das prestações dos parcelamentos de débitos referentes ao imposto. Segundo o presidente do Tribunal, as medidas representavam risco de lesão à ordem pública. 

Em todo o país, diversas empresas têm buscado o Judiciário para prorrogar o pagamento do ICMS, além dos parcelamentos de débitos.

As empresas alegam que, por conta da quarentena de combate ao COVID-19, foram prejudicadas por estado de força maior. De acordo com elas, suas atividades foram reduzidas ou paralisadas completamente devido à calamidade pública. No entanto, o Estado afirma que as liminares de suspensão de pagamentos impactam diretamente na arrecadação e no plano estratégico do governo para enfrentar a crise.

O presidente do TJ ressalta que a intenção dos magistrados que proferiram as liminares foi boa, e lembra também que, porém, o momento exige calma. Já para a representante de uma das empresas prejudicadas pela suspensão das liminares, o prejuízo aos cofres do Estado será ainda maior em caso de falência das empresas.

É válido lembrar que as medidas iniciais não faziam vez ao não pagamento dos tributos, mas sim ao adiamento. De acordo com especialistas, o contribuinte não pode ser impedido de pedir ajuda ao Judiciário caso as medidas do governo se mostrem insuficientes — além disso, afirmam também que o estado tem como buscar outras fontes de recurso além da arrecadação do ICMS (que, hoje, é a principal origem dos recursos estaduais no país).

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.