Após 21 anos, ação sobre tributação de softwares começa a correr no STF | Blog Banco Fiscal

20, Abril de 2020

Thiago Castro Vargas

Thiago Castro Vargas

Após 21 anos, ação sobre tributação de softwares começa a correr no STF

Na última sexta-feira, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), pautou no plenário virtual a ação sobre a tributação de softwares no Brasil. A questão já havia sido levantada outras três vezes em sessões presenciais, mas foi retirada.

 

A questão sobre a inconstitucionalidade da tributação de softwares é antiga, datando de 1999 — época em que eram divididos em duas categorias: os personalizados e os de prateleira (comprados prontos).

 

Agora, a expectativa do setor de tecnologia é que o STF decida em favor das empresas, ou seja, determine que a circulação de softwares, por meio de qualquer tipo de transferência de dados digitais, não pode ser tributada pelo ICMS, apenas pelo ISS — na prática, o ICMS possui alíquotas de até 18%, enquanto o ISS apenas 5%. A decisão dos ministros passa pela discussão sobre um software ser uma mercadoria ou um serviço.

 

Os representantes do setor, receosos com o momento econômico do país, se preocupam com um possível precedente de validação da tributação do ICMS. Eles temem pelos investimentos na área, já que o não entendimento sobre a questão gera uma confusão tributária entre estado (ICMS) e município (ISS).

 

A ação original foi protocolada a fim de contestar um dispositivo da Lei 7.098/98, de Mato Grosso do Sul. Ao longo dos anos, outros processos foram ajuizados, questionando normas mais atuais do tema. Uma das ações trata de uma norma do Conselho Nacional da Fazenda Nacional, que autorizou a cobrança por parte dos estados do ICMS nas operações com bens e mercadorias, desde que comercializadas via transferência eletrônica.

 

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.