Gerenciamento de dados: saiba por que é importante proteger as informações do seu negócio | Blog Banco Fiscal

06, Maio de 2020

Ingridy Oliveira

Ingridy Oliveira

Gerenciamento de dados: saiba por que é importante proteger as informações do seu negócio

Dentre os maiores bens que uma empresa pode possuir estão as informações acerca dos clientes que ela atende, das vendas que realiza e dos processos que executa. Dados como esses não apenas são valiosos como também são insubstituíveis. E é por isso que todo e qualquer negócio deve sempre se preocupar em gerenciá-los e conservá-los da melhor forma. 

E é reconhecendo a tamanha importância deste tema que iremos apresentar aqui as respostas às principais dúvidas sobre o gerenciamento de dados, bem como explicar os motivos que fazem dessa prática essencial ao sucesso das organizações. 

 

O QUE É GERENCIAMENTO DE DADOS?

Gerenciamento de dados diz respeito a um conjunto de práticas que buscam otimizar a coleta, a manutenção, a conservação e a utilização de informações com eficiência e segurança. É um processo que envolve desde cuidados simples, como a organização e a triagem de registros, até medidas mais complexas, como a aquisição de softwares de computação na nuvem e a criptografia de documentos. Mas, acima de tudo, tem por objetivo proteger a sigilosidade dos dados e transformá-los em grandes ativos para as corporações e/ou indivíduos que os detêm. 

 

PARA QUE SERVE?

A adoção de práticas de gerenciamento de dados podem ter as mais diversas utilidades, dentre as quais se destacam:

>> O armazenamento de dados em ambientes mais seguros que os físicos;

>> A proteção contra acidentes, bem como a garantia de recuperação de informações, caso algo aconteça;

>> A manutenção da privacidade e do sigilo dos dados, em conformidade com as leis que regulamentam a utilização de informações;

>> O aproveitamento de dados como ativos para nortear ações estratégicas. 

 

POR QUE É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS? 

Hoje, mais do que nunca, as empresas têm lidado com um volume enorme de dados. Em grande parte, isso pode ser atribuído à democratização da internet, que tem contribuído para o desenvolvimento de muitos negócios, bem como para o estabelecimento de vínculos entre eles e seus respectivos públicos-alvo. 

Mas, ao mesmo tempo em que podem se beneficiar da utilização da internet, as empresas também podem se expor a uma série de riscos quando conectadas à rede. E esse é um dos principais motivos para se investir em boas práticas e sistemas de gerenciamento de dados, pois, do contrário, uma empresa se torna vulnerável aos mais diversos tipos de ataques cibernéticos, como o sequestro de dados, por exemplo. 

Além disso, contar com processos eficientes de gerenciamento de dados também pode ser muito importante para proteger as informações de um negócio contra acidentes ou desastres. Imagine que uma empresa apenas guarde registro de seus dados em um arquivo físico. Se algum acidente ocorrer, como um incêndio ou alagamento, ela perderá para sempre esses bens. Ou, ainda, imagine que uma mudança na configuração do sistema interno de uma corporação resulte na total exclusão dos dados que nele estavam salvos. Como será possível recuperá-los? 

É justamente para evitar essas situações que o gerenciamento de dados se faz necessário. Com ele, as empresas podem ter a garantia de ter seus dados sempre organizados, disponíveis e protegidos. Por meio de tecnologias como a criptografia e o armazenamento de dados em nuvem, por exemplo, é possível proteger as informações de uma empresa contra ataques virtuais, bem como manter um backup de todas elas, a fim de evitar que se percam por completo caso algo aconteça. 

 

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.