Transformação digital: o que é e como interfere na realidade das empresas? | Blog Banco Fiscal

12, Maio de 2020

Ingridy Oliveira

Ingridy Oliveira

Transformação digital: o que é e como interfere na realidade das empresas?

Ao contrário do que muitos podem pensar, transformação digital não é um conceito complexo e distante da nossa realidade. Na verdade, o mundo em que vivemos hoje é fruto dela. Pense em todas as formas de comunicação que possuímos hoje; em todos os dispositivos e sistemas que facilitam o nosso dia a dia de diversas formas: essas coisas são reflexos de um profundo processo de transformação digital e tecnológica pelo qual a nossa sociedade vem passando ao longo dos últimos anos. 

E, quando falamos em sociedade, devemos lembrar também das empresas, que, apesar de não necessariamente integrarem o ‘meio social’, relacionam-se com os indivíduos que dele fazem parte, lhes estimulando mudanças de comportamento e, ao mesmo tempo, recebendo influências das ações deles. Nesse ponto, então, surgem algumas perguntas: como a transformação digital afeta os negócios? O que ela significa à realidade deles?

E, neste texto, procuraremos responder a essas e outras perguntas acerca da transformação digital. Confira:

O que é transformação digital? O que ela tem a ver com as empresas? 

Por si só, transformação digital diz respeito às mudanças que o avanço tecnológico proporcionou. Mas, para as empresas, esse conceito possui dimensões mais amplas, significando uma profunda alteração na estrutura dos negócios e no modo de se pensar e estabelecer relações comerciais. 

E em uma definição mais simples, podemos dizer que transformação digital é uma espécie de processo adaptativo das empresas em relação à tecnologia e à nova realidade que ela apresentou ao mundo. 

Como reconhecer a transformação digital no mundo corporativo? 

Se compararmos as interações que as empresas hoje têm com o seu público e a forma como se comunicavam com ele há alguns anos, veremos que a relação negócio-cliente mudou por completo. Atualmente é comum vermos marcas utilizando as redes sociais não apenas como canais para a venda de produtos, mas também como meios para sustentar posicionamentos ideológicos e defender causas. 

E isso nada mais é do que um grande efeito da transformação digital. 

À medida que mídias como Twitter, Facebook, Instagram e YouTube ascenderam e ganharam popularidade, as empresas perceberam que estar presente no meio virtual seria essencial à manutenção de uma relação próxima com os seus clientes. E, conforme os comportamentos nos espaços sociais da internet foram se alterando, um novo conceito de identidade de marca foi sendo criado, posto que, para acompanhar as ambições, os desejos e os ideais de seus clientes, as empresas foram se adaptando a um novo padrão de comunicação, adotando novas posturas e atitudes que cada vez mais encurtavam a distância entre elas e seus públicos. 

Mas este é apenas um exemplo de como a transformação digital pode ser reconhecida nas empresas. A expansão do comércio online e a utilização de ferramentas para otimizar os processos de venda também são reflexos desse movimento. 

Como a transformação digital realmente afeta as empresas?

Para responder a essa pergunta, podemos realizar duas análises distintas. Uma focada em como a transformação digital beneficia os negócios, e, a outra, em como ela altera a realidade de trabalho das empresas. 

Sob a primeira ótica, podemos dizer que, uma vez adaptadas ao digital, as empresas podem se beneficiar da oferta de uma melhor ‘experiência de marca’ aos seus clientes. Proporcionando uma interação mais eficiente, completa, próxima e diferenciada, desde o primeiro contato, elas poderão não apenas construir uma reputação mais sólida no mercado, como também atingir um público cada vez maior. Além disso, utilizando mídias de comunicação para reafirmar posicionamentos e defender causas, elas também podem conquistar aprovação social e maior visibilidade. 

Já se analisarmos sob o segundo ângulo, podemos afirmar que a transformação digital faz com que as empresas tenham de se adaptar a uma nova cultura e a novas formas de gestão. No quesito cultura, os negócios precisarão aprender a focar integralmente no cliente, em vez do produto. E no que tange à gestão, será necessário adotar um novo modelo operacional, com novas ferramentas e métricas. 

















 

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.