Gestão Fiscal: entenda a importância dessa prática para o seu negócio. | Blog Banco Fiscal

27, Maio de 2020

Ingridy Oliveira

Ingridy Oliveira

Gestão Fiscal: entenda a importância dessa prática para o seu negócio.

Organização é um elemento importante a todas as empresas, independentemente de fatores como porte ou segmento de atuação. Mas no que tange ao nível fiscal, essa característica se torna essencial; imprescindível à manutenção da saúde do negócio, no todo. 

E há um motivo para isso. Diante de um sistema tributário tão complexo quanto o brasileiro, os empreendimentos precisam manter suas estruturas fiscais em ordem, pois, do contrário, podem sofrer com sanções e grandes prejuízos. 

Nesse aspecto, então, o conceito de Gestão Fiscal surge como um forte aliado das empresas. E, neste texto, você conhecerá essa prática e entenderá a importância que ela tem aos negócios. Confira:

 

O QUE É GESTÃO FISCAL?

Podemos definir gestão fiscal como uma série de práticas que buscam facilitar a administração dos documentos e processos contábeis de um negócio, bem como garantir a conformidade do empreendimento, no todo, com as normativas legais vigentes.

Por meio dela, as empresas podem elaborar estratégias de controle adequadas à sua realidade e, assim, conquistar mais autonomia e eficiência no acompanhamento de demandas tributárias, o que, por sua vez, contribui para a mitigação de riscos perante os Órgãos Fiscalizadores. 

 

QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?

As empresas brasileiras têm que lidar com muitas responsabilidades tributárias. E isso não é fácil. Imagine ter que lembrar das datas de declaração de cada imposto e do envio de cada obrigação acessória; ou, ainda, ter que monitorar o registro de cada nota fiscal emitida e de cada transação realizada. Fazer tudo isso sem um bom sistema de controle fiscal é simplesmente impossível.

Até porque, em meio a tantos compromissos para cumprir, é muito fácil se desorganizar. Perder datas importantes e emitir declarações tributárias com informações equivocadas são apenas exemplos do que pode acontecer, caso um negócio não possua uma estrutura de gestão fiscal apropriada. 

Mas, além disso, existem outras questões tributárias com as quais os negócios devem se preocupar. É o caso da escolha do regime fiscal ideal, da atualização da base de produtos e do pagamento excedente ou insuficiente de impostos, por exemplo. E para qualquer uma dessas situações, a gestão fiscal se mostra uma medida relevante, possibilitando uma comparação entre as vantagens de cada regime, garantindo a manutenção do cadastro de itens e proporcionando o cumprimento assertivo do dever tributário. 

QUE VANTAGENS OFERECE?

Escolha do regime tributário ideal

Conforme brevemente exemplificado acima, a gestão fiscal é essencial para a escolha do regime tributário no qual uma empresa irá se enquadrar. Por meio de uma comparação detalhada entre os benefícios oferecidos pelo Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, ela promove a composição de um planejamento tributário detalhado e personalizado segundo as singulares necessidades do negócio. 


Compliance Fiscal 

Um dos maiores propósitos da gestão fiscal é garantir que uma empresa esteja em dia com suas obrigações tributárias e com as exigências da legislação. E assegurando isso, ela oferece a esses negócios uma importante vantagem: a conformidade fiscal — também chamada de compliance. 

Essencial à preservação do negócio, a conformidade fiscal se refere ao cumprimento apropriado das responsabilidades tributárias. Como principal efeito prático, ela reduz os riscos de autuações por parte do Fisco, visto que fornece meios para que o empreendimento não atrase a entrega de suas declarações e nem realize cálculos errados acerca dos impostos devidos. 


Alívio da carga tributária

Como consequência do compliance fiscal e da escolha do regime tributário ideal, a gestão fiscal resulta em um significativo alívio da carga tributária para as empresas. Uma vez enquadradas no regime adequado e pagando apenas o valor devido de impostos, elas evitam o comprometimento de seus caixas e, ainda, economizam seus recursos. 


Mais eficiência e melhor controle dos processos

Do ponto de vista administrativo, por facilitar o controle da documentação e dos procedimentos de um negócio, a gestão fiscal oferece eficiência como uma importante vantagem. 

Seja de forma digital — por meio da implementação de softwares —, ou tradicional — por meio de métodos de arquivamento e categorização — , essa prática concede às empresas a possibilidade de organizar fluxos de registros, otimizar processos e garantir a agilidade de seus colaboradores. 

Evitando que os funcionários tenham que procurar por dados de uma operação, venda ou declaração tributária em um sistema desorganizado, a gestão fiscal beneficia as empresas no todo, poupando um de seus recursos mais preciosos: o tempo. 

Além disso, essa prática irá contribuir para que o empreendimento cresça de forma estruturada, sempre em conformidade. 

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.