
24, Junho de 2020
Pode ser necessário um novo Refis, diz presidente da Câmara dos Deputados
Na última terça-feira, 23 de junho, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia afirmou que os debates sobre a criação de um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias — o chamado Refis — devem ser retomados na pauta do Órgão para o segundo semestre deste ano.
Em entrevista concedida durante o evento de investimentos MoneyWeek, no entanto, o deputado afirmou que não considera tal medida “um bom instrumento” e que espera que esta seja a sua última aplicação. Apesar da declaração, ele diz entender a necessidade do programa para as empresas que foram prejudicadas pela crise econômica que a pandemia do novo coronavírus causou.
De acordo com o que prevê Maia, o assunto será pautado ainda no mês de agosto, juntamente com a reforma tributária. Para ele, é apenas no segundo semestre que será possível medir de forma mais clara as dívidas surgidas durante o período de pandemia.
A última vez que um programa de refinanciamento de dívidas tributárias foi aprovado no Congresso foi em 2018. E diante de tal recenticidade, o deputado acredita que não há justificativas para que um possível novo Refis ofereça cobertura aos casos de endividamento não relacionados à pandemia.
