Banco Fiscal: sete anos | Blog Banco Fiscal

06, Junho de 2018

Priscila Daniel

Priscila Daniel

Banco Fiscal: sete anos

   Fundado em 2011, o Banco Fiscal foi criado para aumentar o desempenho das empresas clientes. A empresa atua com auditoria tributária, auxiliando companhias de todos os portes a reduzir custos e despesas, aumentar receitas, entrar em novos mercados, melhorar a performance operacional e fornecer produtos e serviços mais eficientes. Em 2018, o Banco Fiscal completa sete anos de fundação e fecha um ciclo importante, de maturidade e fortalecimento de sua missão.

    Atualmente, são mais de 50 talentos envolvidos com toda a operação desta, que é uma dos mais conceituadas marcas de contabilidade estratégica do Brasil. Com escritórios próprios em Porto Alegre e em São Paulo, a empresa soma 58 alianças e parcerias em todos os estados do Brasil; 412 clientes atendidos nos últimos três anos, e 736 escritórios em cooperação mundial como membro GGI.

 

Trazemos aqui uma breve trajetória desta marca de destaque:

 

O início das operações

 

Atuando como auditor independente, Luis Wulff Junior, sócio-fundador do Banco Fiscal, identificou um gargalo de mercado. Muitas empresas enfrentavam problemas relacionados às regras tributárias e ao cadastro de produtos, que, devido a erros de classificação, geravam custos e pagamentos indevidos de impostos. A solução encontrada pelo advogado foi montar um banco de regras tributárias, para promover um tratamento eletrônico dos clientes.

A ideia foi amadurecendo e, após muito empenho e trabalho para formatação do novo negócio, em junho de 2011 nascia o Banco Fiscal, com o objetivo de reduzir custos dos clientes e melhorar sua performance financeira. Por meio da tecnologia, a empresa ofereceria uma solução tributária completa, aliada a uma consultoria especializada. Luis Wulff iniciou a operação junto a um colega, que atuava na área comercial e, em julho do mesmo ano, as parcerias se multiplicaram.

Ao sonho de oferecer melhores soluções aos empresários brasileiros, logo foram se somando novos aliados. Fábio Baumgratz entrou na empresa pelo quadro de colaboradores, como consultor. Ganhou espaço, criou o departamento de Governança e em 2015 virou sócio do negócio. O mesmo caminho foi trilhado por Giovanni Dallegrave, que auxiliou na criação do departamento de Compliance e se uniu à sociedade também em 2015. Hugo Smith também evoluiu na carreira dentro do quadro da empresa e foi integrado na sociedade em 2018, assumindo a Diretoria de Projetos Fiscais. Arthur Burlamaque, que integrou o grupo para somar sua expertise em redes de franquia ao modelo de negócios do Tax Group, ingressou em 2013.

Ainda no início, trabalhando individualmente, Wulff contou com o apoio de empresas parceiras, que confiaram no trabalho qualificado proposto pela marca e incentivaram as operações. Cenci Uniformes, do Paraná, foi o primeiro cliente do Banco Fiscal e realizou todo o planejamento tributário com a marca. Outro parceiro importante foi a Lojas Renner, que se tornou cliente no início de 2012. “Foi um marco gigantesco”, destaca Wulff. “Entramos no mercado concorrendo com gigantes e eles acreditaram no Banco Fiscal. Isso nos permitiu uma visualização grande no mercado”, acrescenta, reforçando que a parceria perdura até hoje.

 

Amadurecimento

 

O Banco Fiscal ganhou destaque no cenário internacional após o ingresso na qualificada rede do Geneva Group International, que reúne globalmente diversos escritórios de consultoria e auditoria. A marca nacional foi identificada pela equipe do GGI em 2013, quando a rede estava expandindo parcerias no Brasil.  O Banco Fiscal foi convidado a participar do rigoroso processo seletivo. “Fomos aprovados com êxito na avaliação”, recorda Wulff, que passou a integrar uma rede de 780 firmas em 123 países que compõe o Geneva Group International. “É importante pois nos aproxima de escritórios do mundo todo”, acrescenta o empresário. Por meio do GGI, o Banco Fiscal conta com rede de profissionais parceiros qualificados em todos os continentes, e recebe também clientes estrangeiros.

 

Avançando com clientes em todo o país, Wulff tinha o sonho antigo de implantar uma sede do Banco Fiscal em São Paulo. Ainda em 2012, a equipe iniciou o planejamento para a operação, que começou em 2015 e foi ampliada em 2016. Esse passo aproximou ainda mais a marca de grandes clientes que marcam o portfólio, como Natura, Ambev e Sapore.

 

    As demandas de mercado abriram oportunidade de novos negócios e o Banco Fiscal, ao longo de sua história, deu origem a outras marcas:

 

  • Tax Group, uma rede de firmas profissionais independentes voltadas à prestação de serviços na área tributária, que reúne sócios-membros em todo o território nacional.

  • Dr Fiscal, plataforma tecnológica criada para empreendedores que possuem negócios no Regime de Tributação do Simples Nacional.

  • Tribu Tecnologia Tributária, empresa voltada para a área de Tecnologia Tributária. Oferece criação de plataformas digitais multifuncionais, voltadas principalmente para o varejo, que incluem serviços de Revisão das Obrigações Acessórias, Auditoria das Regras da Matriz Tributária do ERP, e Controle e Atualização da Classificação Fiscal das Mercadorias.

  • Rende M&A, uma boutique de preparação de empresas para fusão e aquisição. A marca realiza preparação de empresas e negócios para processos de Compra e Venda (M&A), desenvolvendo projetos de GBV (Gestão Baseada em Valor). O modelo de negócio foi incubado durante um ano e meio e, no segundo semestre de 2018, a marca entra no mercado.

  • S&W Advogados, firma jurídica para atender os sócios do grupo. Oferece, como produto exclusivo, o benchmarking de oportunidades tributárias, uma pesquisa minuciosa realizada com players do mercado que oferece ao cliente um relatório completo com as melhores ações e oportunidades fiscais. O negócio foi lançado em 2017 e já contabiliza 60 clientes.

Todas as marcas distribuem, de acordo com seu público-alvo e modelo de negócio, os produtos e projetos executados pelos especialistas do Banco Fiscal. Para consolidar todas as frentes de trabalho, em janeiro 2018, foi criada a marca Grupo Fiscal do Brasil (GFBR), que unifica as bandeiras do grupo, consolidando as áreas de negócio independentes de cada uma, mas valorizando a sinergia e as áreas compartilhadas por todas elas, como os departamentos administrativos e de marketing.


 

    Os próximos sete anos

 

    Os próximos passos incluem muita dedicação e a consolidação do trabalho que vem sendo semeado desde 2011. Em breve, a sede de São Paulo será substituída por um novo espaço, que será inaugurado em julho de 2018. O GFBR contará com um Skylounge, no novo empreendimento GATE 1, na Avenida Washington Luiz, 6675, Vila Congonhas, em frente ao aeroporto de Congonhas. “É um lounge para que nossos sócios de todo o Brasil disponham de uma sala de trabalho durante passagem por São Paulo”, explica Wulff. O local vai contar também com um espaço de treinamento para os parceiros.

Para Wulff, a vida fecha ciclos de sete anos e, por isso, a equipe para e celebra este marco na história do Banco Fiscal. O fundador da empresa indica três aspectos importantes para o futuro do GFBR:

1- Consolidação do movimento como grupo e expansão das marcas em nível nacional. A equipe possui mapeadas muitas cidades em todo território nacional que merecem receber escritórios das marcas. “Queremos atender clientes regionais com muita qualidade”, indica o empresário.

2- Seguir a linha de inovação no desenvolvimento de produtos por meio da tecnologia, ponto importante, essencial para o trabalho desempenhado pelo Banco Fiscal ao longo de seus sete anos de atuação.

3- Reforço dos pilares que sustentam o sucesso do negócio: inovação, livre criação, foco em pessoas e investimento em tecnologia.

 
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