Entendendo fusões e aquisições empresariais | Blog Banco Fiscal

15, Janeiro de 2019

Ingridy Oliveira

Ingridy Oliveira

Entendendo fusões e aquisições empresariais

Derivada do termo inglês, “merges and acquisitons”a prática de fusões e aquisições vem ganhando destaque no mercado empresarial brasileiro. Essas operações consistem em administrar compra, venda e composição de empresas.

Apesar de soarem como algo único, com o mesmo significado, fusão e aquisição não são sinônimos. São processos diferentes, que objetivam e alcançam resultados distintos.

Fusão é uma técnica que visa a reorganização empresarial, através da união de duas, ou mais, empresas. O resultado é uma nova instituição jurídica, com uma nova identidade.

Aquisição, por sua vez, como o próprio nome indica, ocorre a partir da compra de uma empresa por outra. O processo pode ser parcial ou total, e, após sua conclusão, é possível que uma empresa deixe de existir.

Deve-se ressaltar que, em fusões, as empresas, geralmente, pertencem ao mesmo segmento e se unem com o propósito de criar uma corporação maior e mais sólida; enquanto que, em processos de aquisição, as empresas não precisam, necessariamente, compartilhar o ramo de atuação, uma vez que pode-se tratar de uma estratégia para atuar em novos departamentos.

 

Como os processos acontecem

Ambos os processos começam com um intenso estudo que visa avaliar os possíveis impactos no mercado.

É fundamental que haja segurança antes de realizar um processo de fusão ou aquisição. Também é preciso verificar diversos detalhes acerca dos negócios envolvidos na operação, como: o posicionamento das empresas e suas respectivas influências no mercado; público alvo e carteira de clientes; cultura da organização etc.

Fusões e aquisições só devem acontecer quando for vantajoso para ambas as partes, oferecendo perspectivas promissoras à curto e longo prazo.

Para isso, é extremamente importante que sejam elaborados planos de ação que estruturem a nova empresa – num processo de fusão, por exemplo –, ou adequem o posicionamento do negócio adquirido segundo as diretrizes existentes – no caso de compra.

Efetuadas as pesquisas, análises e ponderações, elaborar-se-á um contrato que aborde todos os pontos identificados como necessários a fim de prevenir complicações legais. Todas as ações e competências cabíveis às partes devem estar plenamente esclarecidas e delimitadas.

É importante observar que, em processos de aquisição, as responsabilidades da organização comprada encerram-se logo após a concretização da venda, sendo, após isso, assumidas integralmente pela compradora. Há que se redobrar, portanto, o cuidado ao estipular as cláusulas contratuais.

 

Cenário brasileiro

Em diversos países, as operações de fusão e aquisição empresarial possuem um mercado bastante expressivo, realizando milhares de transações anualmente. No Brasil, porém, o setor de fusões e aquisições de empresas ainda está em desenvolvimento e seu crescimento deve-se, principalmente, à descentralização dos mercados locais, que acabam por nos aproximar de tendências internacionais.

Há, no Brasil, quatro diferentes nichos onde processos de fusão e aquisição acontecem:

 

Grandes Empresas = as transações envolvem grandes valores, que geralmente

ultrapassam a faixa dos bilhões. Costumam ser intermediadas por bancos relevantes e geram bastante impacto no mercado, ganhando atenção inclusive da mídia.

Médias Empresas = as operações envolvem valores expressivos e são, geralmente, mediadas por consultorias ou escritórios de advocacia especializados. Não causam muito impacto no mercado, e é comum que muitos desconheçam o acontecido.

Pequenas empresas = as transações envolvem valores consideráveis e costumam ser coordenadas por assessorias especializadas. No geral, o impacto causado no mercado é baixo.

Microempresas = essas operações ocorrem, por muitas vezes, de forma autônoma, ou seja, sem o apoio de consultorias. Causam baixíssimo impacto no cenário geral do mercado.

 

O que se obtém ao fundir ou adquirir empresas?

A união de objetivos comuns, que é a propulsão desta prática, costuma otimizar processos, reduzindo e prevenindo desperdícios e prejuízos. O resultado de uma fusão, por exemplo, pode ser uma empresa mais estruturada e eficiente. Uma empresa adquirida por outra pode ser totalmente reinventada e alcançar resultados outrora inatingíveis.

O processo de fusão e aquisição também proporciona diversidade, ao permitir que o foco especialista de duas ou mais companhias, atenda, com maior assertividade,

nichos diferenciados – quer seja através de uma marca inédita, ou de um posicionamento novo. Isso fortalece o poder de vendas e torna a instituição mais relevante no mercado, conseguindo, inclusive, intimidar a concorrência. Há, também, a tendência natural de que a receita obtida aumente, pois os produtos e/ou serviços alcançarão um público maior.

 

Auxílio especializado

Como já mencionado, comprar, vender ou fundir empresas é um passo muito grande, que tem seus riscos. Diante do interesse, é crucial que haja planejamento e cuidado ao realizar essas transações.

E quanto maior a empresa, mais detalhes estarão envolvidos. Trata-se de uma imensa responsabilidade. Portanto, torna-se bastante interessante contratar um serviço de consultoria especializada para assumir o controle do processo e garantir que tudo ocorrerá de forma idônea, tranquila e eficiente.

 

O Banco Fiscal atua neste segmento com irrefutável solidez.

Nossos consultores trabalham com afinco para garantir que processos de fusão e aquisição, já naturalmente delicados e complexos, transcorram da melhor forma possível, beneficiando todas as partes envolvidas.

 

Você deseja saber mais sobre este tema? Entre em contato conosco. Será um prazer lhe assessorar nesta questão.

Fechar

Entre em contato.

Queremos ajudar a sua empresa a ir além cuidando de cada detalhe.

O e-mail foi enviado com sucesso.

Voltar para a página inicial

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

© 2017.
Todos os direitos reservados.

Fechar

Faça seu Cadastro

Preencha o formulário indicando os campos necessários para concluir o seu cadastro e ter acesso às ferramentas do Banco Fiscal.

   Dados Cadastrais

   Dados para Acesso

O seu cadastro foi realizado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.

Tentar novamente

Seu usuário ou senha estão incorretos.

Fechar

Faça seu Login

Insira seus dados no formulário abaixo para acessar o Painel de Arquivos.

Seu usuário ou senha estão incorretos.

  Voltar para Login

Recuperar Senha

Informe abaixo o seu e-mail para receber as intruções para recuperação do seu acesso.